segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Serra bateu Dilma no oeste do Pará.


A candidata do PT Dilma Roussef venceu em 104 dos 139 municípios do Pará com 1.791.443 votos, batendo José Serra (1.576.154 votos).

No Oeste do Pará, contudo, Serra bateu Dilma, sendo o mais votado em 15 municípios da região, inclusive nos mais populosos.

A tendência do primeiro turno foi revertida em Brasil Novo, Belterra, Pacajá e Senador José Porfírio, municípios onde Serra ganhou no primeiro turno e Dilma no segundo. A candidata do PT levou a melhor também em 15 municípios.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

E Novo Progresso, grande reduto de direitistas sulistas, deu Dilma. Isso é o efeito do Terra Legal que só funcionou lá até agora, e em parte ainda.

Fagner Garcia Vicente disse...

Fala Cândido! Pra rebater quem diz que eu não leio o teu blogue, vou fazer um comentário acerca de Novo Progresso.

A vitória de Dilma vai muito além do suposto êxito do Terra Legal. Deve-se ao processo, ainda tímido, de enfrentamento da matriz produtiva calcada na ilegalidade pela operação Arco de Fogo e pelo aceno de um apoio concreto do governo federal na superação do modelo. Os investimentos do PAC na cidade são gigantescos e empregam boa parte da população. Nos assentamentos, finalmente estamos chegando com políticas firmes e estabelecendo uma relação mais honestas com assentados. Some-se a isso a operação BR-163, de 2008, que resultou em alguns títulos, mais a expectativa gerada pelo Terra Legal.

Isso demonstra que se o Governo Federal estiver disposto a suportar o desgaste momentâneo causado pelas ações repressivas e conseguir investir numa alternativa concreta há retorno, inclusive, eleitoral.