quarta-feira, 10 de abril de 2013

Reunião entre governo federal e Mundurukus é adiada


Foi publicada no sítio da Secretaria Geral da Presidência da República a notícia do adiamento da reunião entre representantes do governo federal e lideranças indígenas Munduruku que estava prevista para acontecer nesta quarta-feira, 10 de abril, em Jacareacanga, Pará. Segundo ainda a mesma notícia, a reunião foi remarcada para o final do mês, a pedido dos próprios mundurucus que questionam a presença de pesquisadores acompanhados de forças militares que realizam estudos na região para a construção de hidrelétricas no rio Tapajós.

Na semana passada, lideranças indígenas denunciaram em carta  que se sentiam traídos pelo governo federal devido ao início da chamada “Operação Tapajós”. O documento foi produzido no último dia 29 de março, quando 70 lideranças indígenas Mundudukus do Alto e Médio Tapajós se reuniram na Aldeia Sawré Maybu, em Itaituba, Oeste do Pará.

Enquanto o governo assegurava que nenhum pesquisador ou militar adentraria em terras indígenas “demarcadas”, os Mundurukus relatam que homens realizavam rondas terrestres, aéreas e fluviais sobre e no entorno das terras indígenas. Neste vídeo, um helicóptero sobrevôa a aldeia Sawré Maybu, um dia depois da reunião acima citada.


Para os indígenas, o governo descumpriu a palavra ao desencadear a operação militar antes mesmo da realização da reunião dos caciques Munduruku então prevista para o dia 10 de abril. para manifestação sobre como querem o processo de consulta prévia à barragem de São Luiz do Tapajós.

Leia também: Operação Tapajós: “Os Munduruku não querem guerra”. Entrevista especial com Roani Valle
Comentários
0 Comentários

0 comentários: